top of page
Search
temekapress838j1bz

Você enviou um APK ou Android App Bundle que foi assinado em modo de depuração: como resolver esse p



Como corrigir o erro de upload de um APK ou Android App Bundle assinado no modo de depuração




Se você estiver desenvolvendo um aplicativo para Android usando Flutter, React Native ou qualquer outra estrutura, poderá encontrar um erro ao tentar carregar seu aplicativo no Google Play. A mensagem de erro diz algo assim:




you uploaded an apk or android app bundle that was signed in debug mode



Você carregou um APK ou Android App Bundle assinado no modo de depuração. Você precisa assinar seu APK ou Android App Bundle no modo de lançamento.


Este erro significa que você não assinou seu aplicativo corretamente antes de carregá-lo no Google Play. Assinar seu aplicativo é uma forma de provar que você é o autor do aplicativo e que ele não foi adulterado por ninguém. Assinar seu aplicativo também garante que os usuários possam instalar e atualizar seu aplicativo sem problemas de segurança.


Neste artigo, explicaremos o que são o modo de depuração e o modo de lançamento, por que o modo de depuração não é adequado para publicar aplicativos, como assinar seu aplicativo no modo de lançamento e como corrigir o erro de upload de um APK ou Android App Bundle assinado no modo de depuração.


O que é o modo de depuração e por que não é adequado para publicar aplicativos?




O modo de depuração é uma configuração que ativa os recursos de depuração e desativa a otimização




O modo de depuração é uma configuração que você pode usar ao desenvolver e testar seu aplicativo. O modo de depuração ativa alguns recursos que facilitam a depuração, como:



  • Registrando mensagens no console



  • Anexar um depurador ao processo do aplicativo



  • Definir pontos de interrupção e inspecionar variáveis



  • Usando recarregamento a quente e reinicialização a quente



O modo de depuração também desativa alguns recursos que tornam seu aplicativo mais rápido e suave, como:



  • Redução de código



  • Ofuscação de código



  • Otimização de recursos



  • compilação dex



O modo de depuração pode afetar o desempenho, a segurança e a funcionalidade do seu aplicativo




Embora o modo de depuração seja útil para fins de desenvolvimento e teste, não é adequado para publicar aplicativos.O modo de depuração pode ter efeitos negativos no desempenho, segurança e funcionalidade do seu aplicativo, como:



  • Seu aplicativo será maior em tamanho e levará mais tempo para baixar e instalar



  • Seu aplicativo consumirá mais memória e recursos da CPU e consumirá mais energia da bateria



  • Seu aplicativo ficará mais vulnerável a ataques de engenharia reversa e hackers



  • Seu aplicativo não funcionará corretamente em alguns dispositivos ou plataformas devido a problemas de compatibilidade



  • Seu app não está em conformidade com as políticas e requisitos do Google Play para publicação de apps



Portanto, você sempre deve assinar seu aplicativo no modo de lançamento antes de carregá-lo no Google Play.


O que é o modo de lançamento e como assinar seu aplicativo no modo de lançamento?




O modo de liberação é uma configuração que desativa os recursos de depuração e permite a otimização




O modo de lançamento é uma configuração que você deve usar quando estiver pronto para publicar seu aplicativo no Google Play ou em outras lojas de aplicativos. O modo de lançamento desativa alguns recursos que são úteis apenas para desenvolvimento e teste, como:



  • Registrando mensagens no console



  • Anexar um depurador ao processo do aplicativo



  • Definir pontos de interrupção e inspecionar variáveis



  • Usando recarregamento a quente e reinicialização a quente



O modo de liberação também ativa alguns recursos que tornam seu aplicativo mais rápido e suave, como:



  • Redução de código



  • Ofuscação de código



  • Otimização de recursos



  • compilação dex



O modo de lançamento exige que você assine seu aplicativo com um certificado antes de carregá-lo no Google Play




O modo de liberação também exige que você assine seu aplicativo com um certificado antes de carregá-lo no Google Play. Um certificado é um arquivo que contém informações sobre sua identidade e uma chave pública que pode ser usada para verificar sua assinatura. Assinar seu aplicativo com um certificado garante que você é o autor do aplicativo e que o aplicativo não foi modificado por mais ninguém.


Você pode usar diferentes tipos de certificados para assinar seu aplicativo, dependendo de como está lançando seu aplicativo:



  • Se você estiver usando Android App Bundles, precisará assinar seu pacote de aplicativos com uma chave de upload, que é um certificado que você mesmo gera e registra no Google Play. O Google Play usará outro certificado, chamado de chave de assinatura do app, para assinar os APKs gerados a partir do seu pacote de apps. A chave de assinatura do aplicativo é gerada pelo Google Play ou fornecida por você, caso opte pela atualização da chave.



  • Se você estiver usando APKs, precisará assiná-lo com uma chave de assinatura de aplicativo, que é um certificado que você mesmo gera e mantém em um local seguro. Você também pode usar uma chave de upload para assinar seu APK, mas precisa se inscrever no Play App Signing e enviar sua chave de assinatura de app para o Google Play.



Você pode assinar seu aplicativo no modo de lançamento usando o Android Studio, apksigner ou jarsigner




Existem diferentes ferramentas que você pode usar para assinar seu aplicativo no modo de lançamento, dependendo de sua preferência e fluxo de trabalho. Aqui estão algumas das ferramentas mais comuns:



  • Se você estiver usando o Android Studio, poderá usar a opção Generate Signed Bundle / APK no menu Build. Essa opção guiará você pelas etapas de criação de um arquivo keystore, que é um arquivo que contém seu certificado e chave privada, e assinará seu pacote de aplicativos ou APK com ele. Você também pode configurar seu arquivo build.gradle para automatizar o processo de assinatura.



  • Se você estiver usando a linha de comando, poderá usar a ferramenta apksigner, que faz parte das ferramentas de compilação do Android SDK. Essa ferramenta permite que você assine seu pacote de aplicativos ou APK com um arquivo de armazenamento de chaves ou um par de chave e certificado. Você também pode usar a ferramenta apksigner para verificar e alinhar seu APK ou pacote de apps assinado.



  • Se você estiver usando o Java Development Kit (JDK), poderá usar a ferramenta jarsigner, que faz parte do JDK. Essa ferramenta permite que você assine seu APK com um arquivo keystore ou um par de chave e certificado. Você também pode usar a ferramenta jarsigner para verificar seu APK assinado.No entanto, você precisa usar outra ferramenta, chamada zipalign, que faz parte das ferramentas de compilação do Android SDK, para alinhar seu APK assinado.



Para obter mais detalhes sobre como assinar seu aplicativo no modo de lançamento usando essas ferramentas, consulte Assinar seu aplicativo. Como corrigir o erro de upload de um APK ou Android App Bundle assinado no modo de depuração?




Verifique seu arquivo build.gradle e certifique-se de estar usando a assinaturaConfigs.release para seu tipo de compilação de lançamento




Um dos possíveis motivos pelos quais você está recebendo o erro de fazer upload de um APK ou Android App Bundle assinado no modo de depuração é que você não está usando a configuração de assinatura correta para o tipo de compilação de lançamento. Você precisa certificar-se de que está usando signatureConfigs.release para seu tipo de compilação de lançamento em seu arquivo build.gradle. Por exemplo, seu arquivo build.gradle deve se parecer com isto:



android ... signatureConfigs release storeFile file("my-release-key.jks") storePassword "password" keyAlias "my-key-alias" keyPassword "password" buildTypes release signatureConfig signatureConfigs.release ...


Se você estiver usando uma configuração de assinatura diferente para seu tipo de compilação de versão, será necessário alterá-la para signatureConfigs.release ou criar uma nova com o mesmo nome e propriedades.


Gere um novo APK ou Android App Bundle usando o comando flutter build appbundle ou flutter build apk




Outra possível razão pela qual você está recebendo o erro de fazer upload de um APK ou Android App Bundle assinado no modo de depuração é que você está usando um APK ou Android App Bundle antigo ou desatualizado que foi gerado no modo de depuração. Você precisa gerar um novo APK ou Android App Bundle usando o comando flutter build appbundle ou flutter build apk no terminal. Por exemplo, você pode executar o seguinte comando para gerar um novo Android App Bundle:



pacote de aplicativo de build flutter


Este comando criará um novo arquivo Android App Bundle chamado app-release.aab no diretório build/app/outputs/bundle/release/. Você também pode usar o sinalizador --release para especificar que deseja gerar uma versão de lançamento do seu aplicativo. Por exemplo, você pode executar o seguinte comando para gerar um novo APK:



apk de compilação flutuante --release


Este comando criará um novo arquivo APK chamado app-release.apk no diretório build/app/outputs/flutter-apk/. Você também pode usar outros sinalizadores e opções para personalizar seu pacote de aplicativos ou APK, como --target-platform, --split-per-abi, --obfuscate e --split-debug-info. Para obter mais detalhes sobre como gerar um pacote de aplicativos ou APK usando o Flutter, consulte Criar e lançar um aplicativo Android.


Carregue seu novo APK ou Android App Bundle no Google Play e conclua o processo de lançamento




A etapa final para corrigir o erro de upload de um APK ou Android App Bundle assinado no modo de depuração é fazer upload do novo APK ou Android App Bundle para o Google Play e concluir o processo de lançamento. Você pode usar o Google Play Console para carregar seu pacote de aplicativos ou APK e preencher as informações e configurações necessárias para seu aplicativo. Por exemplo, você pode seguir estas etapas para carregar seu pacote de apps ou APK:



  • Acesse o Google Play Console e faça login com sua conta do Google.



  • Selecione seu aplicativo na lista de aplicativos ou crie um novo caso ainda não tenha um.



  • No menu à esquerda, clique em Lançamento > Produção > Criar novo lançamento.



  • Na página Novo lançamento para produção, clique em Procurar arquivos e selecione seu pacote de aplicativos ou arquivo APK do seu computador.



  • Revise e aceite os termos e condições e clique em Revisar liberação.



  • Na página Revisar e lançar a versão, preencha o nome da versão, as notas da versão e outras informações do seu aplicativo.



  • Clique em Versão de lançamento para publicar seu aplicativo no Google Play.



Para obter mais detalhes sobre como carregar e publicar seu aplicativo usando o Google Play Console, consulte Preparar e lançar versões. Conclusão




Neste artigo, aprendemos o que são o modo de depuração e o modo de lançamento, por que o modo de depuração não é adequado para publicar aplicativos, como assinar seu aplicativo no modo de lançamento e como corrigir o erro de upload de um APK ou Android App Bundle assinado no modo de depuração. Também vimos como usar diferentes ferramentas e comandos para gerar e assinar seu app bundle ou APK usando Flutter, Android Studio, apksigner ou jarsigner. Ao seguir estas etapas, você poderá enviar seu aplicativo para o Google Play sem erros e alcançar milhões de usuários em todo o mundo.


Aqui estão algumas dicas para lembrar ao assinar e fazer upload de seu aplicativo:



  • Sempre use o modo de lançamento para publicar seu aplicativo e o modo de depuração para desenvolver e testar seu aplicativo.



  • Sempre assine seu aplicativo com um certificado antes de carregá-lo no Google Play.



  • Sempre use uma chave de assinatura de aplicativo segura e exclusiva e mantenha-a em um local seguro.



  • Sempre use Android App Bundles em vez de APKs para reduzir o tamanho do aplicativo e otimizar a entrega do aplicativo.



  • Sempre teste seu aplicativo em diferentes dispositivos e plataformas antes de publicá-lo no Google Play.



Esperamos que você tenha achado este artigo útil e informativo. Se você tiver alguma dúvida ou feedback, sinta-se à vontade para deixar um comentário abaixo. Codificação feliz!


perguntas frequentes




Qual é a diferença entre APK e Android App Bundle?




Um APK (Android Package Kit) é um formato de arquivo que contém todo o código, recursos e metadados do seu aplicativo. Um APK pode ser instalado em um dispositivo ou em um emulador diretamente. No entanto, um APK também pode conter dados desnecessários ou redundantes que aumentam o tamanho do app e afetam o desempenho do app.


Um Android App Bundle é um formato de arquivo que contém apenas o código, os recursos e os metadados essenciais do seu aplicativo. Um Android App Bundle não pode ser instalado diretamente em um dispositivo ou emulador. Em vez disso, ele precisa ser carregado no Google Play, que gerará APKs otimizados para diferentes dispositivos e plataformas com base nas preferências do usuário e nas especificações do dispositivo.Dessa forma, um Android App Bundle pode reduzir o tamanho do seu aplicativo e melhorar a entrega do seu aplicativo.


O que é a Assinatura de apps do Google Play e como ela funciona?




A assinatura de aplicativo do Google Play é um recurso que permite que o Google Play gerencie e proteja sua chave de assinatura de aplicativo para você. Ao se inscrever na Assinatura de apps do Google Play, você pode permitir que o Google Play gere uma nova chave de assinatura de apps para você ou fazer upload da chave de assinatura de apps existente para o Google Play. O Google Play armazenará a chave de assinatura do app em um local seguro e a usará para assinar os APKs gerados a partir do pacote de apps. Você só precisará usar uma chave de upload para assinar seu pacote de aplicativos antes de carregá-lo no Google Play. Dessa forma, o Play App Signing pode impedir que sua chave de assinatura do app seja perdida ou comprometida.


Como posso alterar minha chave de assinatura do aplicativo se ela estiver comprometida ou perdida?




Se você estiver usando a Assinatura de app do Google Play, poderá solicitar uma atualização de chave do Google Play se a chave de assinatura do app for comprometida ou perdida. Você precisará criar uma nova chave de assinatura do app e carregá-la no Google Play junto com um comprovante de propriedade da sua chave de assinatura do app antiga. O Google Play verificará sua solicitação e substituirá sua chave de assinatura de aplicativo antiga pela nova. Dessa forma, você pode continuar atualizando seu aplicativo sem afetar seus usuários existentes.


Como posso testar meu aplicativo antes de publicá-lo no Google Play?




Você pode testar seu aplicativo antes de publicá-lo no Google Play usando diferentes métodos, como:



  • Usando um emulador ou um dispositivo físico conectado ao seu computador



  • Usando as faixas de teste interno, teste fechado, teste aberto ou teste de pré-lançamento no Google Play Console



  • Usando o Firebase Test Lab ou outros serviços de teste de terceiros



Esses métodos podem ajudá-lo a verificar a funcionalidade, compatibilidade, usabilidade, desempenho, segurança e qualidade do seu aplicativo em diferentes dispositivos e plataformas antes de lançá-lo ao público.


Como posso atualizar meu aplicativo depois de publicá-lo no Google Play?




Você pode atualizar seu aplicativo depois de publicá-lo no Google Play seguindo estas etapas:



  • Faça as alterações necessárias em seu código e recursos



  • Gere um novo pacote de app ou APK usando a mesma chave de assinatura de app de antes



  • Aumente o código da versão e o nome da versão do seu aplicativo no arquivo pubspec.yaml



  • Carregue seu novo pacote de apps ou APK no Google Play Console



  • Crie uma nova versão com o novo pacote de app ou APK e preencha as informações necessárias



  • Lançar o novo lançamento na mesma faixa ou em uma faixa diferente de antes



Você Você pode monitorar o status e o desempenho do seu aplicativo após publicá-lo no Google Play usando diferentes ferramentas e recursos, como:



  • Usando o painel, estatísticas, classificações e comentários e seções vitais no Google Play Console



  • Usando o Firebase Analytics ou outros serviços analíticos de terceiros



  • Usando o Firebase Crashlytics ou outros serviços de relatórios de falhas de terceiros



  • Usando o monitoramento de desempenho do Firebase ou outros serviços de monitoramento de desempenho de terceiros



Essas ferramentas e recursos podem ajudá-lo a rastrear o número de instalações, desinstalações, atualizações, classificações, avaliações, falhas, erros, latência e outras métricas de seu aplicativo em diferentes dispositivos e plataformas. Você também pode usar essas ferramentas e recursos para identificar e corrigir problemas ou bugs que possam afetar a qualidade do aplicativo e a satisfação do usuário. 0517a86e26


0 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


bottom of page